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icollision é representante oficial e exclusiva do software PC-Crash para Portugal, detendo também a representação para os restantes países de língua oficial Portuguesa, como Angola, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor, Guiné-Bissau e Moçambique.

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PC-CRASH™ | INFORMAÇÕES SOBRE O PRODUTO

O PC-Crash™ é uma poderosa ferramenta 3D para a simulação de acidentes com veículos motorizados (e não motorizados, com ou sem ocupantes e de outros incidentes, como os atropelamentos), abrangendo uma multiplicidade de situações de acidentes diferentes.

O PC-Crash consegue tirar partido dos últimos desenvolvimentos em termos de software e hardware, que permitem que cálculos complexos possam ser efectuados em computadores pessoais.

O programa foi desenvolvido como uma aplicação para Microsoft Windows garantindo a compatibilidade com outros programas e a facilidade de utilização.

PC-Crash foi desenvolvido pelo Dr. Steffan Datentechnik GmbH e tem sido objecto de quase duas décadas de estudos de validação técnica.

PC-Crash é aceite nos tribunais Europeus e da América do Norte, assim como ao redor do mundo. Os seus resultados são também aceites pelas Companhias Seguradoras e Gabinetes de Advogados.

PC-Crash pode simular colisões até com 32 veículos em ambiente 2D ou 3D. Os seguintes cenários podem ser simulados:

  • Colisões entre veículos automóveis
  • Colisões envolvendo automóveis e ciclomotores ou motociclos e mesmo atropelamentos.
  • Movimentação de ocupantes e capotamentos também podem ser calculados

PC-CRASH É UTILIZADO POR:

  • Investigadores de acidentes
  • Núcleos de Investigação Criminal das Autoridades Policiais
  • Companhias Seguradoras
  • Indústria Automóvel
  • Universidades

FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH:

  • Simulação em simultâneo de até 32 veículos (no PC‑Crash 3D).
  • Bases de dados de veículos Specs (USA), ADAC, Vyskocil, DSD (visualização por imagem) e KBA.
  • Modelo de cálculo 2D ou 3D.
  • Modelo de impacto 2D e 3D, sem limite ao número de impactos.
  • Cálculo automático dos impactos secundários.
  • Modelo de repartição de força de travagem Frente/Traseira.
  • Modelo de travagem com ABS e modelo de estabilidade ESP.
  • Especificação das reações do condutor à aceleração, travagem e direção do veículo.
  • Controlo da direção que também pode ser especificado com trajetória.
  • Definição, em áreas poligonais específicas, de elevações na estrada, inclinações e coeficientes de atrito.
  • Modelo de impacto de Kudlich‑Slibar, baseado na conservação do momento linear e angular, com impacto total e tangencial.
  • Optimizador de colisões, para determinação automática das velocidades de impacto bem como de outros parâmetros, baseado nas posições finais e intermédias dos veículos.
  • Cálculos pré-impacto, através das velocidades pós-impacto.
  • Simulação automática progressiva de como evitar o acidente (redução de velocidade, reforço da travagem).
  • Vários diagramas das forças nas rodas, etc.
  • Rastreio dos rastos dos pneus com cálculo do escorregamento cinemático para determinar as velocidades pós-impacto.
  • Especificação detalhada da forma dos veículos, com possibilidade opcional de alteração dessa forma com o impacto.
  • Imagens e/ou desenhos podem ser importados para o cenário da simulação.
  • Programa integrado para desenho/modificação de cenários e formas de veículos (em DXF), incluindo 256 camadas, possibilidade de extrusões e ferramenta para construção de estradas e cruzamentos
  • Cálculo de capotamentos
  • Dois modelos de pneu (Linear ou TM-Easy).
  • Cálculo da aceleração a partir da potência do motor e da resistência aerodinâmica e até 16 relações.
  • Cálculo de efeitos aerodinâmicos e de resistência do ar, incluindo sustentação positiva e negativa.
  • Catálogo AZT EES Europeu de fotografias de veículos danificados.
  • Algoritmo para colisões com otimização.
  • Até 5 eixos por veículo.
  • Biblioteca de símbolos.
  • Ferramentas de desenho adicionais.
  • Importação múltipla de imagens de cenários.
  • Manual do utilizador renovado com explicações detalhadas.
  • Grelha de medição.
  • Linhas de visibilidade entre condutores.
  • Simulação e análise da colisão de atrelados/reboques (com direção, sem direção, semirreboques).
  • Colisões múltiplas entre diferentes veículos.
  • Novos modelos 3D de veículos com alta resolução.
  • Ferramentas de importação e construção de cenários 3D complexos.
  • Modelo de corpos múltiplos de peões.
  • Modelos de corpos múltiplos para motociclos, bicicletas e ocupantes sem sistema de retenção.
  • Múltiplos objetos de corpos múltiplos numa mesma simulação e em superfícies inclinadas.
  • Simulação de cargas móveis.
  • Modelação de cintos de segurança.
  • Modelo de reboque com direção (baseado no ângulo da articulação).
  • Simulação com ocupantes incluindo os cintos de segurança e os interiores do veículo.
  • Novo método de impacto, baseado numa malha poligonal, com melhorias na rigidez estrutural e no cálculo da deformação em colisões veículo / veículo e veículo/talude.
  • Cálculo dos vestígios causados pelo contacto do pneu mesmo com as rodas em movimento de rotação.
  • Cálculo do diâmetro da roda a partir dos parâmetros do pneu.
  • Grelha de medição quadriculada nas ferramentas de desenho.
  • Animação 2D no écran.
  • Possibilidade da gravação das animações como sequência de imagens.
  • Cenários através de Digitalização 3D.
  • RCA através da Teoria dos Elementos Finitos.

CRONOLOGIA DE NOVAS FUNCIONALIDADES

Em seguida são listadas as funcionalidades ou ferramentas lançadas em várias versões do PC-Crash.

 NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 13.1:

Segurança Ativa:
Assistente de mudança de direção

Imagens:
Ferramenta de eliminação de fundo das imagens (usando redes neuronais)

Programa de Desenho:
Ferramenta de Alinhamento
Colocação automática do menor ponto da nuvem de pontos na cota zero
Modelo de Simulação de Guardas de Segurança
Guardas de Segurança e Barreiras de betão

Cinemática:
Modelo de condução para Atrelado (simul. Regressiva)
Corpos Múltiplos (Multibody)
Modelo E-Scooter atualizado
Modelos de motociclos adicionais (Kawasaki ZX6R, Harley Davidson Dyna Lowrider)
Tmax para elementos mola-amortecedor
Ativação adiada para os sistemas multibody

Bases de dados:
Bases de dados atualizadas

Recondata:
Bases de dados atualizadas (testes de impacto, base de dados de imagens).

NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 13.0:

Janela 2D/3D:
Modelos 3D para ocupantes
Animação de peões atualizada

Geral:
Ferramenta de cópia com maior resolução na janela 2D (Ctrl-C)
Estimativa de EES através de fotografias de danos usando EES-CNN
Suporte para dados de tacógrafo digital de 2ª geração
Bitmaps – Formatos adicionais:
Ficheiros RAW: CR2, 3FR, DNG, MRW, NEF
EXR, HDR, PSD (Photoshop)

Cinemática:
Simulação de atrelado tractrix, progressiva e regressiva
Cálculo do ângulo de rolamento para veículos de duas rodas (bicicletas, motociclos)

Dinâmica:
Modelo de Condutor para veículos de duas rodas
Corpos Múltiplos (Multibody)
Modelos para E-Scooter e Maxi-Cosi adicionados

Bases de dados:
Bases de dados atualizadas (KBA 2020-02)

Recondata:
Bases de dados atualizadas (testes de impacto, base de dados de imagens).

NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 12.1:

Melhorias nas ferramentas de desenho para facilitar a elaboração de esboços 2D e 3D.
Ferramenta de super resolução para aumentar a qualidade das fotografias, especialmente fotografias aéreas.
Nova base de dados de sinalização rodoviária.
Menus configuráveis ao critério do utilizador.
Sistema de trabalho com referências a elementos e camadas com múltiplas configurações.
Introdução de medições feitas por coordenadas por meio de uma tabela.
Introdução de medições feitas por triangulação através de uma tabela.
Criação de base de dados própria, a partir de dxf importados, a partir dos objetos feitos, sinais de trânsito, etc.
Importação de planimetria em formato DXF, limpeza automática de blocos e conversão para o formato PC-Crash.
Cálculo automático da posição das diferentes partes do corpo do peão, bem como da velocidade e posição.
Simulação usando fotografias próprias de 360 graus ou Google Streetview.
Junção de objetos DXF para formar tratores com implementos, veículos com carga, etc.
Geração de simulações para visualização com óculos de Realidade Virtual.
Linhas de visibilidade com opção de visualização independente.
Atualização de bases de dados.
As bases de dados dos automóveis incluem, nos modelos disponíveis, os diagramas de potência e de binário.
Novos modelos de animais multicorpo.
As bases de dados da reconstrução foram atualizadas em testes de colisão e alturas de veículos.
Os catálogos da EES e dos testes de colisão podem ser filtrados pela localização da área deformada.

NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 12.0:

Janela 2D:
Adicionada opção de rastos de travagem largos
Seções 3D são usadas na janela 2D

Janela 3D:
Vistas Múltiplas em simultâneo (espelhos retrovisores, etc.)
Imagem de fundo automaticamente escondida para calibração da câmara
Taxa de exibição mais rápida para nuvens de pontos grandes

Geral:
Importação de ficheiros de dados de tacógrafo digital

Bases de Dados:
Bases de dados atualizadas
Os dados do registo da base de dados são guardados com o veículo
O raio de viragem é usado para o ângulo de viragem máximo

Cálculos cinemáticos:
Adicionado diagrama de distância de projeção para ciclistas

Digitalização Laser:
Contraste e brilho das nuvens de pontos podem ser modificados
Ficheiros LAS suportados

Simulação por Corpos Múltiplos:
Modelos de motociclos adicionais com rodas detalhadas
Novos modelos para Bicicletas elétricas
Simulação de corda de reboque
Sistema mola/amortecedor entre veículos podem ser especificados

Otimizador:
Possibilidade de mover todos os veículos em x, y adicionada

Recondata:
Bases de dados atualizadas (testes de impacto, imagens com escala)
Cálculos de elementos finitos adicionados (impactos em postes e barreiras)

NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 11.1:

Janela 3D:
Janela 3D revista com Revised 3D view with additional features (sombras, fontes de luz, etc.)
Fontes de luz móveis (com os veículos)
Ferramenta para a posição da fonte de luz
A posição solar pode ser utilizada como posição de uma fonte de luz
Grelha para alinhamento de imagem de fundo

Geral:
Desenhos de veículos (Bitmaps 2D/3D) podem ser combinados e observados nas vistas 2D e 3D (ex. Varrimento Laser e modelo 3D em simultâneo)
Renomeação de sequências (etiquetas para as sequências)
A área de pré-visualização da Barra Explorador pode ser redimencionada.

Gráficos:
Gráficos para linhas de visibilidade (distância, ângulo, velocidade angular)

Base de dados:
Base de dados atualizadas

Simulação:
Sistemas de segurança ativa mostram informação de estado (sensor range etc.)

Cálculo Elementos Finitos (EF):
1 modelo adicional de veículo (1997 Toyota Rav4)

Cálculo Cinemático:
Os resultados podem ser copiados em formato tabela RTF na barra de comandos cinemática

Digitalização Laser:
Suporte para nuvens de pontos no formato E57 para importação e exportação de nuvens de pontos (ficheiros mais pequenos, importação/exportação mais rápida)

Simulação por Corpos Múltiplos:
Pontos de ancoragem dos cintos de segurança são colocados relativamente aos ocupantes
Limitador de força do cinto de segurança
Elementos mola/amortecedor não-lineares (gráficos/tabelas para F(s), F(v) podem ser definidos)
3 modelos de bicicleta novos (masculino, feminino, criança)
Cálculo de contacto entre o Sistema de corpos múltiplos e os veículos em multiprocesso
Sistema de coordenadas dos corpos visível para os elementos que se pretender

Otimizador:
O ficheiro de registo pode ser guardado

ReconData:
Base de dados atualizadas
Nova interfase de utilizador para os testes de impacto e para o catálogo EES (as definições de procura e de filtro podem ser especificadas)

Cálculo de impacto:
Os parâmetros de impacto são retidos no início de cada simulação (opcional)

Programa de desenho:
Todas as camadas podem ser ativadas ou desativadas nos diálogos de camada

NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 11.0:

Visualização 2D:
A trajetória dos sensores é mostrada nas áreas gráficas 2D e 3D
Sistema de coordenadas do programa de desenho é ajustado automaticamente para a vista atual (opcional)
Animação 2D e animação de transparência podem ser guardados como sequência de imagens

Visualização 3D:
Visualização 3D revista com recursos adicionais (sombras, fontes de luz, etc.)

Geral:
Interface de Utilizador revista (utiliza a barra Ribbon, opcionalmente pode ser utilizada versão anterior)
Todos os parâmetros relacionados com o veículo aparecem na Opções do Veículo

Base de dados:
Base de dados atualizadas

Simulação:
Ton/Toff podem ser definidos para a visualização de veículos

Cálculo Elementos Finitos (EF):
2 modelos adicionais de veículos (1998 Ford Econoline, 1997 Dodge Grand Caravan)

Animação 2D:
Possibilidade de guardar sequências de imagens

Cálculos Cinemáticos:
Cálculos Avançados (atraso de tempo de chegada, a velocidade permitida)
Módulo de Cálculo de Ultrapassagem

Digitalização Laser:
Pontos recoloridos por interpolação

Simulação por Corpos Múltiplos:
Superfície do veículo com malhas de resolução consistente (deteção de contacto melhorada)
Diagrama de saída no sistema de coordenadas do veículo para a simulação de ocupante
Cinto de segurança com limitador de força

ReconData:
Testes AREC incluídos (número total de testes: 570)
Catálogo EES e estimative de EES executada por utilizadores

Cálculo de Impacto:
Gráfico Força/distância na janela de impacto
Parâmetros de impacto são mantidos quando se inicia uma nova simulação (opcional)

Programa de Desenho:
Textura em fotografia pode ser trasferida para o modelo DXF
Ferramenta de deslocamento (offset) radial para desenhar estradas/vias
Bitmaps como elementos de desenho.

NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 10.2:

Janela 2D:
Marcas de travagem largas passam a poder ser vistas na janela 2D

Janela 3D:
Função zoom para colocar pontos de calibração da câmara com precisão
A posição relativa da câmara é atualizada quando é utilizada a barra de ferramentas de simulação
A velocidade do sistema de corpos múltiplos é exibida na janela de estado

Geral:
Simulação de sistemas ativos (assistente de travagem, ACC, sistemas de sensores, etc.)
O ângulo de impacto relativo pode ser alterado diretamente na janela de impacto

Bases de dados:
Bases de dados atualizadas
Cálculo Elementos Finitos (EF):
2 modelos adicionais de veículos (Ford Taurus, Chevrolet C2500)

Cálculos Cinemáticos:
Diálogo adicional para cálculos cinemáticos
Barra de comandos cinemática: O tempo total pode ser especificado para reação/travagem, aceleração com velocidade máxima
Módulo para velocidade crítica em curva

Digitalização Laser:
Pontos recoloridos por interpolação
Barra de ferramentas para ferramentas de edição de nuvens de pontos
Ferramenta de alinhamento com o plano 0 (para varrimentos de veículos)
Mover pontos entre camadas
Suporte de Nuvens de pontos no formato <Linha> <Coluna> <x> <y> <z> <r> <r> <g> <b>

Simulação por Corpos Múltiplos:
Especificação de atrito nas juntas cinemáticas de translação.

ReconData:
Base de dados de imagens com para-choques desmontados
Base de dados atualizada para imagens com barra de escala
Base de dados de testes atualizada (total 432 testes), cálculo de elementos finitos

Programa de Desenho:
Barra de ferramentas de camadas com comandos de camadas adicionais
Ferramenta de cópia de formato

NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 10.0:

Janela 3D:
com capacidade para câmara-lenta

Geral:
O zoom (roda do rato) é mantido na janela 2D (Modo Google Maps)

Cálculo Crash3D:
Importação direta de linha de deformação do modelo de veículo DXF
Base de dados de veículos atualizada e Importação de modo de condução a partir da base de dados DSD.

Gráficos:
Filtro de seleção (filtros CFC) para suavização de gráficos dependentes do tempo

Módulo de desenho:
Importação e processamento de blocos
Suporte para os formatos DXF complexos
Tipos de linha padrão podem ser exportados e importados.

Semáforo:
Visualização 3D
Nova definição da sequência de luzes (uma tabela de sequência global para todos os semáforos)
Semáforo para peões
Número variável de sinais
Sobreposição das setas de direção e símbolos de peões.
Módulo de Cálculo através do Método de Elementos Finitos (FEM).
Simulação com Modelos de Corpos Múltiplos com juntas adicionais.

Novas funcionalidades do PC-Crash 9.0:

Ferramentas de exploração revistas.
Programa de desenho melhorado.
Bases de dados atualizadas.
Animação 2D no écran.
Suporte para multi-processadores na simulação multicorpo.
Optimizador de colisões expandido nos rastos de travagem.
Seleção de cores visual em todas as configurações de cor.
Pasta do PC-Crash pesquisável ao abrir veículos 3D (projetos em versões antigas do programa ou com outra estrutura de diretorias).
Uso da roda do rato para seções deslizantes.
Visualização detalhada do veículo também no “slider” do tempo.
Importação e exportação da posição da câmara (em XML).
Sincronização.
Pré-visualização dos ficheiros de projeto PC-Crash.
Conversão para metros [m] (unidade interna).
Modelo multicorpo revisto.
Programa de desenho melhorado – todos os objetos têm a mesma prioridade (frente-fundo), manipulação consistente.
Possibilidade de desenhar pontos (até agora apenas se podiam desenhar pequenos círculos).
Arcos de circunferência: definir ângulo ao centro.
Sólidos também na definição de contornos.
Janela de diálogo de contacto do pneu atualizada imediatamente ao mover o desenho Dxf ou Bmp.
Modificação na atualização imediata da função de rotação da imagem de bits.
Possibilidade da gravação das animações como sequência de imagens.
Programa de desenho revisto (diversas ferramentas novas de desenho).
Melhoria na manipulação dos contornos dos veículos na deteção do impacto.
Rapidez no cálculo do impacto/deteção de impacto.
Sensor de posição mostrado nas janelas 2D e 3D.
Mostrador do sensor de sinal – posição relativamente à estrada é possível.