FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH
- Simulação em simultâneo de até 32 veículos (no PC‑Crash 3D).
- Bases de dados de veículos Specs (USA), ADAC, Vyskocil, DSD (visualização por imagem) e KBA.
- Modelo de cálculo 2D ou 3D.
- Modelo de impacto 2D e 3D, sem limite ao número de impactos.
- Cálculo automático dos impactos secundários.
- Modelo de repartição de força de travagem Frente/Traseira.
- Modelo de travagem com ABS e modelo de estabilidade ESP.
- Especificação das reações do condutor à aceleração, travagem e direção do veículo.
- Controlo da direção que também pode ser especificado com trajetória.
- Definição, em áreas poligonais específicas, de elevações na estrada, inclinações e coeficientes de atrito.
- Modelo de impacto de Kudlich‑Slibar, baseado na conservação do momento linear e angular, com impacto total e tangencial.
- Optimizador de colisões, para determinação automática das velocidades de impacto bem como de outros parâmetros, baseado nas posições finais e intermédias dos veículos.
- Cálculos pré-impacto, através das velocidades pós-impacto.
- Simulação automática progressiva de como evitar o acidente (redução de velocidade, reforço da travagem).
- Vários diagramas das forças nas rodas, etc.
- Rastreio dos rastos dos pneus com cálculo do escorregamento cinemático para determinar as velocidades pós-impacto.
- Especificação detalhada da forma dos veículos, com possibilidade opcional de alteração dessa forma com o impacto.
- Imagens e/ou desenhos podem ser importados para o cenário da simulação.
- Programa integrado para desenho/modificação de cenários e formas de veículos (em DXF), incluindo 256 camadas, possibilidade de extrusões e ferramenta para construção de estradas e cruzamentos
- Cálculo de capotamentos
- Dois modelos de pneu (Linear ou TM-Easy).
- Cálculo da aceleração a partir da potência do motor e da resistência aerodinâmica e até 16 relações.
- Cálculo de efeitos aerodinâmicos e de resistência do ar, incluindo sustentação positiva e negativa.
- Catálogo AZT EES Europeu de fotografias de veículos danificados.
- Algoritmo para colisões com otimização.
- Até 5 eixos por veículo.
- Biblioteca de símbolos.
- Ferramentas de desenho adicionais.
- Importação múltipla de imagens de cenários.
- Manual do utilizador renovado com explicações detalhadas.
- Grelha de medição.
- Linhas de visibilidade entre condutores.
- Simulação e análise da colisão de atrelados/reboques (com direção, sem direção, semirreboques).
- Colisões múltiplas entre diferentes veículos.
- Novos modelos 3D de veículos com alta resolução.
- Ferramentas de importação e construção de cenários 3D complexos.
- Modelo de corpos múltiplos de peões.
- Modelos de corpos múltiplos para motociclos, bicicletas e ocupantes sem sistema de retenção.
- Múltiplos objetos de corpos múltiplos numa mesma simulação e em superfícies inclinadas.
- Simulação de cargas móveis.
- Modelação de cintos de segurança.
- Modelo de reboque com direção (baseado no ângulo da articulação).
- Simulação com ocupantes incluindo os cintos de segurança e os interiores do veículo.
- Novo método de impacto, baseado numa malha poligonal, com melhorias na rigidez estrutural e no cálculo da deformação em colisões veículo / veículo e veículo/talude.
- Cálculo dos vestígios causados pelo contacto do pneu mesmo com as rodas em movimento de rotação.
- Cálculo do diâmetro da roda a partir dos parâmetros do pneu.
- Grelha de medição quadriculada nas ferramentas de desenho.
- Animação 2D no écran.
- Possibilidade da gravação das animações como sequência de imagens.
- Cenários através de Digitalização 3D.
- RCA através da Teoria dos Elementos Finitos.
CRONOLOGIA DE NOVAS FUNCIONALIDADES
Em seguida são listadas as funcionalidades ou ferramentas lançadas em várias versões do PC-Crash.
Novas funcionalidades do PC-Crash 9.0:
- Ferramentas de exploração revistas.
- Programa de desenho melhorado.
- Bases de dados atualizadas.
- Animação 2D no écran.
- Suporte para multi-processadores na simulação multicorpo.
- Optimizador de colisões expandido nos rastos de travagem.
- Seleção de cores visual em todas as configurações de cor.
- Pasta do PC-Crash pesquisável ao abrir veículos 3D (projetos em versões antigas do programa ou com outra estrutura de diretorias).
- Uso da roda do rato para seções deslizantes.
- Visualização detalhada do veículo também no “slider” do tempo.
- Importação e exportação da posição da câmara (em XML).
- Sincronização.
- Pré-visualização dos ficheiros de projeto PC-Crash.
- Conversão para metros [m] (unidade interna).
- Modelo multicorpo revisto.
- Programa de desenho melhorado – todos os objetos têm a mesma prioridade (frente-fundo), manipulação consistente.
- Possibilidade de desenhar pontos (até agora apenas se podiam desenhar pequenos círculos).
- Arcos de circunferência: definir ângulo ao centro.
- Sólidos também na definição de contornos.
- Janela de diálogo de contacto do pneu atualizada imediatamente ao mover o desenho Dxf ou Bmp.
- Modificação na atualização imediata da função de rotação da imagem de bits.
- Possibilidade da gravação das animações como sequência de imagens.
- Programa de desenho revisto (diversas ferramentas novas de desenho).
- Melhoria na manipulação dos contornos dos veículos na deteção do impacto.
- Rapidez no cálculo do impacto/deteção de impacto.
- Sensor de posição mostrado nas janelas 2D e 3D.
- Mostrador do sensor de sinal – posição relativamente à estrada é possível.
NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 10.0:
Janela 3D:
- com capacidade para câmara-lenta
Geral:
- O zoom (roda do rato) é mantido na janela 2D (Modo Google Maps)
Cálculo Crash3D:
- Importação direta de linha de deformação do modelo de veículo DXF
- Base de dados de veículos atualizada e Importação de modo de condução a partir da base de dados DSD.
Gráficos:
- Filtro de seleção (filtros CFC) para suavização de gráficos dependentes do tempo
Módulo de desenho:
- Importação e processamento de blocos
- Suporte para os formatos DXF complexos
- Tipos de linha padrão podem ser exportados e importados.
Semáforo:
- visualização 3D
- Nova definição da sequência de luzes (uma tabela de sequência global para todos os semáforos)
- Semáforo para peões
- Número variável de sinais
- Sobreposição das setas de direção e símbolos de peões.
Módulo de Cálculo através do Método de Elementos Finitos (FEM).
Simulação com Modelos de Corpos Múltiplos com juntas adicionais.
NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 10.2:
Janela 2D:
- Marcas de travagem largas passam a poder ser vistas na janela 2D
Janela 3D:
- Função zoom para colocar pontos de calibração da câmara com precisão
- A posição relativa da câmara é atualizada quando é utilizada a barra de ferramentas de simulação
- A velocidade do sistema de corpos múltiplos é exibida na janela de estado
Geral:
- Simulação de sistemas ativos (assistente de travagem, ACC, sistemas de sensores, etc.)
- O ângulo de impacto relativo pode ser alterado diretamente na janela de impacto
Bases de dados:
- Bases de dados atualizadas
Cálculo Elementos Finitos (EF):
- 2 modelos adicionais de veículos (Ford Taurus, Chevrolet C2500)
Cálculos Cinemáticos:
- Diálogo adicional para cálculos cinemáticos
- Barra de comandos cinemática: O tempo total pode ser especificado para reação/travagem, aceleração com velocidade máxima
- Módulo para velocidade crítica em curva
Digitalização Laser:
- Pontos recoloridos por interpolação
- Barra de ferramentas para ferramentas de edição de nuvens de pontos
- Ferramenta de alinhamento com o plano 0 (para varrimentos de veículos)
- Mover pontos entre camadas
- Suporte de Nuvens de pontos no formato <Linha> <Coluna> <x> <y> <z> <r> <r> <g> <b>
Simulação por Corpos Múltiplos:
- Especificação de atrito nas juntas cinemáticas de translação.
ReconData:
- Base de dados de imagens com para-choques desmontados
- Base de dados atualizada para imagens com barra de escala
- Base de dados de testes atualizada (total 432 testes), cálculo de elementos finitos
Programa de Desenho:
- Barra de ferramentas de camadas com comandos de camadas adicionais
- Ferramenta de cópia de formato
NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 11.0:
Visualização 2D:
- A trajetória dos sensores é mostrada nas áreas gráficas 2D e 3D
- Sistema de coordenadas do programa de desenho é ajustado automaticamente para a vista atual (opcional)
- Animação 2D e animação de transparência podem ser guardados como sequência de imagens
Visualização 3D:
- Visualização 3D revista com recursos adicionais (sombras, fontes de luz, etc.)
Geral:
- Interface de Utilizador revista (utiliza a barra Ribbon, opcionalmente pode ser utilizada versão anterior)
- Todos os parâmetros relacionados com o veículo aparecem na Opções do Veículo
Base de dados:
- Base de dados atualizadas
Simulação:
- Ton/Toff podem ser definidos para a visualização de veículos
Cálculo Elementos Finitos (EF):
- 2 modelos adicionais de veículos (1998 Ford Econoline, 1997 Dodge Grand Caravan)
Animação 2D:
- Possibilidade de guardar sequências de imagens
Cálculos Cinemáticos:
- Cálculos Avançados (atraso de tempo de chegada, a velocidade permitida)
- Módulo de Cálculo de Ultrapassagem
Digitalização Laser:
- Pontos recoloridos por interpolação
Simulação por Corpos Múltiplos:
- Superfície do veículo com malhas de resolução consistente (deteção de contacto melhorada)
- Diagrama de saída no sistema de coordenadas do veículo para a simulação de ocupante
- Cinto de segurança com limitador de força
ReconData:
- Testes AREC incluídos (número total de testes: 570)
- Catálogo EES e estimative de EES executada por utilizadores
Cálculo de Impacto:
- Gráfico Força/distância na janela de impacto
- Parâmetros de impacto são mantidos quando se inicia uma nova simulação (opcional)
Programa de Desenho:
- Textura em fotografia pode ser trasferida para o modelo DXF
- Ferramenta de deslocamento (offset) radial para desenhar estradas/vias
- Bitmaps como elementos de desenho.
NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 11.1:
Janela 3D:
- Janela 3D revista com Revised 3D view with additional features (sombras, fontes de luz, etc.)
- Fontes de luz móveis (com os veículos)
- Ferramenta para a posição da fonte de luz
- A posição solar pode ser utilizada como posição de uma fonte de luz
- Grelha para alinhamento de imagem de fundo
Geral:
- Desenhos de veículos (Bitmaps 2D/3D) podem ser combinados e observados nas vistas 2D e 3D (ex. Varrimento Laser e modelo 3D em simultâneo)
- Renomeação de sequências (etiquetas para as sequências)
- A área de pré-visualização da Barra Explorador pode ser redimencionada.
Gráficos:
- Gráficos para linhas de visibilidade (distância, ângulo, velocidade angular)
Base de dados:
- Base de dados atualizadas
Simulação:
- Sistemas de segurança ativa mostram informação de estado (sensor range etc.)
Cálculo Elementos Finitos (EF):
- 1 modelo adicional de veículo (1997 Toyota Rav4)
Cálculo Cinemático:
- Os resultados podem ser copiados em formato tabela RTF na barra de comandos cinemática
Digitalização Laser:
- Suporte para nuvens de pontos no formato E57 para importação e exportação de nuvens de pontos (ficheiros mais pequenos, importação/exportação mais rápida)
Simulação por Corpos Múltiplos:
- Pontos de ancoragem dos cintos de segurança são colocados relativamente aos ocupantes
- Limitador de força do cinto de segurança
- Elementos mola/amortecedor não-lineares (gráficos/tabelas para F(s), F(v) podem ser definidos)
- 3 modelos de bicicleta novos (masculino, feminino, criança)
- Cálculo de contacto entre o Sistema de corpos múltiplos e os veículos em multiprocesso
- Sistema de coordenadas dos corpos visível para os elementos que se pretender
Otimizador:
- O ficheiro de registo pode ser guardado
ReconData:
- Base de dados atualizadas
- Nova interfase de utilizador para os testes de impacto e para o catálogo EES (as definições de procura e de filtro podem ser especificadas)
Cálculo de impacto:
- Os parâmetros de impacto são retidos no início de cada simulação (opcional)
Programa de desenho:
- Todas as camadas podem ser ativadas ou desativadas nos diálogos de camada
NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 12.0:
Janela 2D:
- Adicionada opção de rastos de travagem largos
- Seções 3D são usadas na janela 2D
Janela 3D:
- Vistas Múltiplas em simultâneo (espelhos retrovisores, etc.)
- Imagem de fundo automaticamente escondida para calibração da câmara
- Taxa de exibição mais rápida para nuvens de pontos grandes
Geral:
- Importação de ficheiros de dados de tacógrafo digital
Bases de Dados:
- Bases de dados atualizadas
- Os dados do registo da base de dados são guardados com o veículo
- O raio de viragem é usado para o ângulo de viragem máximo
Cálculos cinemáticos:
- Adicionado diagrama de distância de projeção para ciclistas
Digitalização Laser:
- Contraste e brilho das nuvens de pontos podem ser modificados
- Ficheiros LAS suportados
Simulação por Corpos Múltiplos:
- Modelos de motociclos adicionais com rodas detalhadas
- Novos modelos para Bicicletas elétricas
- Simulação de corda de reboque
- Sistema mola/amortecedor entre veículos podem ser especificados
Otimizador:
- Possibilidade de mover todos os veículos em x, y adicionada
Recondata:
- Bases de dados atualizadas (testes de impacto, imagens com escala)
- Cálculos de elementos finitos adicionados (impactos em postes e barreiras)
NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 12.1:
- Melhorias nas ferramentas de desenho para facilitar a elaboração de esboços 2D e 3D.
- Ferramenta de super resolução para aumentar a qualidade das fotografias, especialmente fotografias aéreas.
- Nova base de dados de sinalização rodoviária.
- Menus configuráveis ao critério do utilizador.
- Sistema de trabalho com referências a elementos e camadas com múltiplas configurações.
- Introdução de medições feitas por coordenadas por meio de uma tabela.
- Introdução de medições feitas por triangulação através de uma tabela.
- Criação de base de dados própria, a partir de dxf importados, a partir dos objetos feitos, sinais de trânsito, etc.
- Importação de planimetria em formato DXF, limpeza automática de blocos e conversão para o formato PC-Crash.
- Cálculo automático da posição das diferentes partes do corpo do peão, bem como da velocidade e posição.
- Simulação usando fotografias próprias de 360 graus ou Google Streetview.
- Junção de objetos DXF para formar tratores com implementos, veículos com carga, etc.
- Geração de simulações para visualização com óculos de Realidade Virtual.
- Linhas de visibilidade com opção de visualização independente.
- Atualização de bases de dados.
- As bases de dados dos automóveis incluem, nos modelos disponíveis, os diagramas de potência e de binário.
- Novos modelos de animais multicorpo.
- As bases de dados da reconstrução foram atualizadas em testes de colisão e alturas de veículos.
- Os catálogos da EES e dos testes de colisão podem ser filtrados pela localização da área deformada.
NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 13.0:
Janela 2D/3D:
- Modelos 3D para ocupantes
- Animação de peões atualizada
Geral:
- Ferramenta de cópia com maior resolução na janela 2D (Ctrl-C)
- Estimativa de EES através de fotografias de danos usando EES-CNN
- Suporte para dados de tacógrafo digital de 2ª geração
- Bitmaps – Formatos adicionais:
- Ficheiros RAW: CR2, 3FR, DNG, MRW, NEF
- EXR, HDR, PSD (Photoshop)
Cinemática:
- Simulação de atrelado tractrix, progressiva e regressiva
- Cálculo do ângulo de rolamento para veículos de duas rodas (bicicletas, motociclos)
Dinâmica:
- Modelo de Condutor para veículos de duas rodas
Corpos Múltiplos (Multibody)
- Modelos para E-Scooter e Maxi-Cosi adicionados
Bases de dados:
- Bases de dados atualizadas (KBA 2020-02)
Recondata:
- Bases de dados atualizadas (testes de impacto, base de dados de imagens).
NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 13.1:
Segurança Ativa:
- Assistente de mudança de direção
Imagens:
- Ferramenta de eliminação de fundo das imagens (usando redes neuronais)
Programa de Desenho:
- Ferramenta de Alinhamento
- Colocação automática do menor ponto da nuvem de pontos na cota zero
Modelo de Simulação de Guardas de Segurança
- Guardas de Segurança e Barreiras de betão
Cinemática:
- Modelo de condução para Atrelado (simul. Regressiva)
Corpos Múltiplos (Multibody)
- Modelo E-Scooter atualizado
- Modelos de motociclos adicionais (Kawasaki ZX6R, Harley Davidson Dyna Lowrider)
- Tmax para elementos mola-amortecedor
- Ativação adiada para os sistemas multibody
Bases de dados:
- Bases de dados atualizadas
Recondata:
Bases de dados atualizadas (testes de impacto, base de dados de imagens).