Produtos

FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH

  • Simulação em simultâneo de até 32 veículos (no PC‑Crash 3D).
  • Bases de dados de veículos Specs (USA), ADAC, Vyskocil, DSD (visualização por imagem) e KBA.
  • Modelo de cálculo 2D ou 3D.
  • Modelo de impacto 2D e 3D, sem limite ao número de impactos.
  • Cálculo automático dos impactos secundários.
  • Modelo de repartição de força de travagem Frente/Traseira.
  • Modelo de travagem com ABS e modelo de estabilidade ESP.
  • Especificação das reações do condutor à aceleração, travagem e direção do veículo.
  • Controlo da direção que também pode ser especificado com trajetória.
  • Definição, em áreas poligonais específicas, de elevações na estrada, inclinações e coeficientes de atrito.
  • Modelo de impacto de Kudlich‑Slibar, baseado na conservação do momento linear e angular, com impacto total e tangencial.
  • Optimizador de colisões, para determinação automática das velocidades de impacto bem como de outros parâmetros, baseado nas posições finais e intermédias dos veículos.
  • Cálculos pré-impacto, através das velocidades pós-impacto.
  • Simulação automática progressiva de como evitar o acidente (redução de velocidade, reforço da travagem).
  • Vários diagramas das forças nas rodas, etc.
  • Rastreio dos rastos dos pneus com cálculo do escorregamento cinemático para determinar as velocidades pós-impacto.
  • Especificação detalhada da forma dos veículos, com possibilidade opcional de alteração dessa forma com o impacto.
  • Imagens e/ou desenhos podem ser importados para o cenário da simulação.
  • Programa integrado para desenho/modificação de cenários e formas de veículos (em DXF), incluindo 256 camadas, possibilidade de extrusões e ferramenta para construção de estradas e cruzamentos
  • Cálculo de capotamentos
  • Dois modelos de pneu (Linear ou TM-Easy).
  • Cálculo da aceleração a partir da potência do motor e da resistência aerodinâmica e até 16 relações.
  • Cálculo de efeitos aerodinâmicos e de resistência do ar, incluindo sustentação positiva e negativa.
  • Catálogo AZT EES Europeu de fotografias de veículos danificados.
  • Algoritmo para colisões com otimização.
  • Até 5 eixos por veículo.
  • Biblioteca de símbolos.
  • Ferramentas de desenho adicionais.
  • Importação múltipla de imagens de cenários.
  • Manual do utilizador renovado com explicações detalhadas.
  • Grelha de medição.
  • Linhas de visibilidade entre condutores.
  • Simulação e análise da colisão de atrelados/reboques (com direção, sem direção, semirreboques).
  • Colisões múltiplas entre diferentes veículos.
  • Novos modelos 3D de veículos com alta resolução.
  • Ferramentas de importação e construção de cenários 3D complexos.
  • Modelo de corpos múltiplos de peões.
  • Modelos de corpos múltiplos para motociclos, bicicletas e ocupantes sem sistema de retenção.
  • Múltiplos objetos de corpos múltiplos numa mesma simulação e em superfícies inclinadas.
  • Simulação de cargas móveis.
  • Modelação de cintos de segurança.
  • Modelo de reboque com direção (baseado no ângulo da articulação).
  • Simulação com ocupantes incluindo os cintos de segurança e os interiores do veículo.
  • Novo método de impacto, baseado numa malha poligonal, com melhorias na rigidez estrutural e no cálculo da deformação em colisões veículo / veículo e veículo/talude.
  • Cálculo dos vestígios causados pelo contacto do pneu mesmo com as rodas em movimento de rotação.
  • Cálculo do diâmetro da roda a partir dos parâmetros do pneu.
  • Grelha de medição quadriculada nas ferramentas de desenho.
  • Animação 2D no écran.
  • Possibilidade da gravação das animações como sequência de imagens.
  • Cenários através de Digitalização 3D.
  • RCA através da Teoria dos Elementos Finitos.

CRONOLOGIA DE NOVAS FUNCIONALIDADES

Em seguida são listadas as funcionalidades ou ferramentas lançadas em várias versões do PC-Crash.

Novas funcionalidades do PC-Crash 9.0:

  • Ferramentas de exploração revistas.
  • Programa de desenho melhorado.
  • Bases de dados atualizadas.
  • Animação 2D no écran.
  • Suporte para multi-processadores na simulação multicorpo.
  • Optimizador de colisões expandido nos rastos de travagem.
  • Seleção de cores visual em todas as configurações de cor.
  • Pasta do PC-Crash pesquisável ao abrir veículos 3D (projetos em versões antigas do programa ou com outra estrutura de diretorias).
  • Uso da roda do rato para seções deslizantes.
  • Visualização detalhada do veículo também no “slider” do tempo.
  • Importação e exportação da posição da câmara (em XML).
  • Sincronização.
  • Pré-visualização dos ficheiros de projeto PC-Crash.
  • Conversão para metros [m] (unidade interna).
  • Modelo multicorpo revisto.
  • Programa de desenho melhorado – todos os objetos têm a mesma prioridade (frente-fundo), manipulação consistente.
  • Possibilidade de desenhar pontos (até agora apenas se podiam desenhar pequenos círculos).
  • Arcos de circunferência: definir ângulo ao centro.
  • Sólidos também na definição de contornos.
  • Janela de diálogo de contacto do pneu atualizada imediatamente ao mover o desenho Dxf ou Bmp.
  • Modificação na atualização imediata da função de rotação da imagem de bits.
  • Possibilidade da gravação das animações como sequência de imagens.
  • Programa de desenho revisto (diversas ferramentas novas de desenho).
  • Melhoria na manipulação dos contornos dos veículos na deteção do impacto.
  • Rapidez no cálculo do impacto/deteção de impacto.
  • Sensor de posição mostrado nas janelas 2D e 3D.
  • Mostrador do sensor de sinal – posição relativamente à estrada é possível.

 

NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 10.0:

Janela 3D:

  • com capacidade para câmara-lenta

Geral:

  • O zoom (roda do rato) é mantido na janela 2D (Modo Google Maps)

Cálculo Crash3D:

  • Importação direta de linha de deformação do modelo de veículo DXF
  • Base de dados de veículos atualizada e Importação de modo de condução a partir da base de dados DSD.

Gráficos:

  • Filtro de seleção (filtros CFC) para suavização de gráficos dependentes do tempo

Módulo de desenho:

  • Importação e processamento de blocos
  • Suporte para os formatos DXF complexos
  • Tipos de linha padrão podem ser exportados e importados.

Semáforo:

  • visualização 3D
  • Nova definição da sequência de luzes (uma tabela de sequência global para todos os semáforos)
  • Semáforo para peões
  • Número variável de sinais
  • Sobreposição das setas de direção e símbolos de peões.

Módulo de Cálculo através do Método de Elementos Finitos (FEM).

Simulação com Modelos de Corpos Múltiplos com juntas adicionais.

 

NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 10.2:

Janela 2D:

  • Marcas de travagem largas passam a poder ser vistas na janela 2D

Janela 3D:

  • Função zoom para colocar pontos de calibração da câmara com precisão
  • A posição relativa da câmara é atualizada quando é utilizada a barra de ferramentas de simulação
  • A velocidade do sistema de corpos múltiplos é exibida na janela de estado

Geral:

  • Simulação de sistemas ativos (assistente de travagem, ACC, sistemas de sensores, etc.)
  • O ângulo de impacto relativo pode ser alterado diretamente na janela de impacto

Bases de dados:

  • Bases de dados atualizadas

Cálculo Elementos Finitos (EF):

  • 2 modelos adicionais de veículos (Ford Taurus, Chevrolet C2500)

Cálculos Cinemáticos:

  • Diálogo adicional para cálculos cinemáticos
  • Barra de comandos cinemática: O tempo total pode ser especificado para reação/travagem, aceleração com velocidade máxima
  • Módulo para velocidade crítica em curva

Digitalização Laser:

  • Pontos recoloridos por interpolação
  • Barra de ferramentas para ferramentas de edição de nuvens de pontos
  • Ferramenta de alinhamento com o plano 0 (para varrimentos de veículos)
  • Mover pontos entre camadas
  • Suporte de Nuvens de pontos no formato <Linha> <Coluna> <x> <y> <z> <r> <r> <g> <b>

Simulação por Corpos Múltiplos:

  • Especificação de atrito nas juntas cinemáticas de translação.

ReconData:

  • Base de dados de imagens com para-choques desmontados
  • Base de dados atualizada para imagens com barra de escala
  • Base de dados de testes atualizada (total 432 testes), cálculo de elementos finitos

Programa de Desenho:

  • Barra de ferramentas de camadas com comandos de camadas adicionais
  • Ferramenta de cópia de formato

 

NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 11.0:

Visualização 2D:

  • A trajetória dos sensores é mostrada nas áreas gráficas 2D e 3D
  • Sistema de coordenadas do programa de desenho é ajustado automaticamente para a vista atual (opcional)
  • Animação 2D e animação de transparência podem ser guardados como sequência de imagens

Visualização 3D:

  • Visualização 3D revista com recursos adicionais (sombras, fontes de luz, etc.)

Geral:

  • Interface de Utilizador revista (utiliza a barra Ribbon, opcionalmente pode ser utilizada versão anterior)
  • Todos os parâmetros relacionados com o veículo aparecem na Opções do Veículo

Base de dados:

  • Base de dados atualizadas

Simulação:

  • Ton/Toff podem ser definidos para a visualização de veículos

Cálculo Elementos Finitos (EF):

  • 2 modelos adicionais de veículos (1998 Ford Econoline, 1997 Dodge Grand Caravan)

Animação 2D:

  • Possibilidade de guardar sequências de imagens

Cálculos Cinemáticos:

  • Cálculos Avançados (atraso de tempo de chegada, a velocidade permitida)
  • Módulo de Cálculo de Ultrapassagem

Digitalização Laser:

  • Pontos recoloridos por interpolação

Simulação por Corpos Múltiplos:

  • Superfície do veículo com malhas de resolução consistente (deteção de contacto melhorada)
  • Diagrama de saída no sistema de coordenadas do veículo para a simulação de ocupante
  • Cinto de segurança com limitador de força

ReconData:

  • Testes AREC incluídos (número total de testes: 570)
  • Catálogo EES e estimative de EES executada por utilizadores

Cálculo de Impacto:

  • Gráfico Força/distância na janela de impacto
  • Parâmetros de impacto são mantidos quando se inicia uma nova simulação (opcional)

Programa de Desenho:

  • Textura em fotografia pode ser trasferida para o modelo DXF
  • Ferramenta de deslocamento (offset) radial para desenhar estradas/vias
  • Bitmaps como elementos de desenho.

 

 NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 11.1:

Janela 3D:

  • Janela 3D revista com Revised 3D view with additional features (sombras, fontes de luz, etc.)
  • Fontes de luz móveis (com os veículos)
  • Ferramenta para a posição da fonte de luz
  • A posição solar pode ser utilizada como posição de uma fonte de luz
  • Grelha para alinhamento de imagem de fundo

Geral:

  • Desenhos de veículos (Bitmaps 2D/3D) podem ser combinados e observados nas vistas 2D e 3D (ex. Varrimento Laser e modelo 3D em simultâneo)
  • Renomeação de sequências (etiquetas para as sequências)
  • A área de pré-visualização da Barra Explorador pode ser redimencionada.

Gráficos:

  • Gráficos para linhas de visibilidade (distância, ângulo, velocidade angular)

Base de dados:

  • Base de dados atualizadas

Simulação:

  • Sistemas de segurança ativa mostram informação de estado (sensor range etc.)

Cálculo Elementos Finitos (EF):

  • 1 modelo adicional de veículo (1997 Toyota Rav4)

Cálculo Cinemático:

  • Os resultados podem ser copiados em formato tabela RTF na barra de comandos cinemática

Digitalização Laser:

  • Suporte para nuvens de pontos no formato E57 para importação e exportação de nuvens de pontos (ficheiros mais pequenos, importação/exportação mais rápida)

Simulação por Corpos Múltiplos:

  • Pontos de ancoragem dos cintos de segurança são colocados relativamente aos ocupantes
  • Limitador de força do cinto de segurança
  • Elementos mola/amortecedor não-lineares (gráficos/tabelas para F(s), F(v) podem ser definidos)
  • 3 modelos de bicicleta novos (masculino, feminino, criança)
  • Cálculo de contacto entre o Sistema de corpos múltiplos e os veículos em multiprocesso
  • Sistema de coordenadas dos corpos visível para os elementos que se pretender

Otimizador:

  • O ficheiro de registo pode ser guardado

ReconData:

  • Base de dados atualizadas
  • Nova interfase de utilizador para os testes de impacto e para o catálogo EES (as definições de procura e de filtro podem ser especificadas)

Cálculo de impacto:

  • Os parâmetros de impacto são retidos no início de cada simulação (opcional)

Programa de desenho:

  • Todas as camadas podem ser ativadas ou desativadas nos diálogos de camada

 

NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 12.0:

Janela 2D:

  • Adicionada opção de rastos de travagem largos
  • Seções 3D são usadas na janela 2D

Janela 3D:

  • Vistas Múltiplas em simultâneo (espelhos retrovisores, etc.)
  • Imagem de fundo automaticamente escondida para calibração da câmara
  • Taxa de exibição mais rápida para nuvens de pontos grandes

Geral:

  • Importação de ficheiros de dados de tacógrafo digital

Bases de Dados:

  • Bases de dados atualizadas
  • Os dados do registo da base de dados são guardados com o veículo
  • O raio de viragem é usado para o ângulo de viragem máximo

Cálculos cinemáticos:

  • Adicionado diagrama de distância de projeção para ciclistas

Digitalização Laser:

  • Contraste e brilho das nuvens de pontos podem ser modificados
  • Ficheiros LAS suportados

Simulação por Corpos Múltiplos:

  • Modelos de motociclos adicionais com rodas detalhadas
  • Novos modelos para Bicicletas elétricas
  • Simulação de corda de reboque
  • Sistema mola/amortecedor entre veículos podem ser especificados

Otimizador:

  • Possibilidade de mover todos os veículos em x, y adicionada

Recondata:

  • Bases de dados atualizadas (testes de impacto, imagens com escala)
  • Cálculos de elementos finitos adicionados (impactos em postes e barreiras)

 

 NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 12.1:

  • Melhorias nas ferramentas de desenho para facilitar a elaboração de esboços 2D e 3D.
  • Ferramenta de super resolução para aumentar a qualidade das fotografias, especialmente fotografias aéreas.
  • Nova base de dados de sinalização rodoviária.
  • Menus configuráveis ao critério do utilizador.
  • Sistema de trabalho com referências a elementos e camadas com múltiplas configurações.
  • Introdução de medições feitas por coordenadas por meio de uma tabela.
  • Introdução de medições feitas por triangulação através de uma tabela.
  • Criação de base de dados própria, a partir de dxf importados, a partir dos objetos feitos, sinais de trânsito, etc.
  • Importação de planimetria em formato DXF, limpeza automática de blocos e conversão para o formato PC-Crash.
  • Cálculo automático da posição das diferentes partes do corpo do peão, bem como da velocidade e posição.
  • Simulação usando fotografias próprias de 360 graus ou Google Streetview.
  • Junção de objetos DXF para formar tratores com implementos, veículos com carga, etc.
  • Geração de simulações para visualização com óculos de Realidade Virtual.
  • Linhas de visibilidade com opção de visualização independente.
  • Atualização de bases de dados.
  • As bases de dados dos automóveis incluem, nos modelos disponíveis, os diagramas de potência e de binário.
  • Novos modelos de animais multicorpo.
  • As bases de dados da reconstrução foram atualizadas em testes de colisão e alturas de veículos.
  • Os catálogos da EES e dos testes de colisão podem ser filtrados pela localização da área deformada.

 

NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 13.0:

Janela 2D/3D:

  • Modelos 3D para ocupantes
  • Animação de peões atualizada

Geral:

  • Ferramenta de cópia com maior resolução na janela 2D (Ctrl-C)
  • Estimativa de EES através de fotografias de danos usando EES-CNN
  • Suporte para dados de tacógrafo digital de 2ª geração
  • Bitmaps – Formatos adicionais:
    • Ficheiros RAW: CR2, 3FR, DNG, MRW, NEF
    • EXR, HDR, PSD (Photoshop)

Cinemática:

  • Simulação de atrelado tractrix, progressiva e regressiva
  • Cálculo do ângulo de rolamento para veículos de duas rodas (bicicletas, motociclos)

Dinâmica:

  • Modelo de Condutor para veículos de duas rodas

Corpos Múltiplos (Multibody)

  • Modelos para E-Scooter e Maxi-Cosi adicionados

Bases de dados:

  • Bases de dados atualizadas (KBA 2020-02)

Recondata:

  • Bases de dados atualizadas (testes de impacto, base de dados de imagens).

 

 NOVAS FUNCIONALIDADES DO PC-CRASH™ 13.1:

Segurança Ativa:

  • Assistente de mudança de direção

Imagens:

  • Ferramenta de eliminação de fundo das imagens (usando redes neuronais)

Programa de Desenho:

  • Ferramenta de Alinhamento
  • Colocação automática do menor ponto da nuvem de pontos na cota zero

Modelo de Simulação de Guardas de Segurança

  • Guardas de Segurança e Barreiras de betão

Cinemática:

  • Modelo de condução para Atrelado (simul. Regressiva)

Corpos Múltiplos (Multibody)

  • Modelo E-Scooter atualizado
  • Modelos de motociclos adicionais (Kawasaki ZX6R, Harley Davidson Dyna Lowrider)
  • Tmax para elementos mola-amortecedor
  • Ativação adiada para os sistemas multibody

Bases de dados:

  • Bases de dados atualizadas

Recondata:

Bases de dados atualizadas (testes de impacto, base de dados de imagens).