Infraestrutura

Nem sempre a responsabilidade pela ocorrência de um sinistro é inteiramente repartível pelos condutores intervenientes. Por vezes, as condições da infra-estrutura rodoviária têm um contributo significativo e não inteiramente compatíveis com o nível de risco normalmente aceite pela sociedade.

Tal pode ser devido a erros de projeto, deficiências de construção ou insuficiente cuidado nas intervenções de conservação.

Podem, assim, ser relevantes questões como as seguintes:

  • Num cruzamento as distâncias de visibilidade são compatíveis com os limites de velocidade afixados mediante sinalização?
  • As condições da estrada, do veículo e de pluviosidade são compatíveis com a ocorrência de hidroplanagem à velocidade de circulação do veículo sinistrado?
  • Porque razão, num trecho pouco sinuoso com o pavimento em aparente bom estado, ocorrem tantos despistes?
  • A irregularidade longitudinal da superfície do pavimento influenciou o comportamento dinâmico do veículo acidentado?
  • As desconformidades com normas ou recomendações de boa prática influenciaram os comportamentos de condução dos condutores envolvidos ou a dinâmica da circulação dos seus veículos?

A resposta impõe complementar os dados habitualmente recolhidos pelas entidades participantes e pelas averiguações tradicionais com:

  • Informação técnica adicional (levantamentos topográficos de pormenores e indícios relevantes;
  • Auscultação de características superficiais dos pavimentos;
  • Inspeção de equipamento de sinalização e segurança, etc.)
  • O seu tratamento por métodos técnico-científicos rigorosos.

 


PERFIL TRANSVERSAL ESTRADA DA PEDREIRA


DETERMINAÇÃO DA MACROTEXTURA


DETERMINAÇÃO DA VARIAÇÃO DA ALTURA DA PELÍCULA DE ÁGUA COM A INTENSIDADE DE CHUVA


DETERMINAÇÃO DA VAZÃO DE UMA CONDUTA DE DRENAGEM LONGITUDINAL


PORMENOR DE PERFIL LONGITUDINAL EM PASSAGEM DE NÍVEL